top of page
Search
  • guilhermepsou

Meias Verdades — Para aqueles que ainda não leram



 

Avaliação no Hall da Fama: 9,81 —


Você já leu uma história na qual não se pode confiar no narrador? Dificilmente a sua resposta para essa pergunta será afirmativa, mas é exatamente isso que acontece em Meias Verdades.


Este livro é uma prova concreta de que é possível construir grandes mentiras contando uma série de verdades. Sendo este o meu livro mais popular no Wattpad, essa obra é uma ficção adolescente com um mistério de tirar o fôlego, personagens com atitudes questionáveis, um plot caótico, reviravoltas trágicas e um final turbulento. É uma mistura cirúrgica de Elite com Euphoria, e uma pitada de How to get away with muder.


Com dois narradores — um para a primeira parte do livro e outra para a segunda —, sendo que nenhum deles é inteiramente verdadeiro, a obra conta a história de um grupo de adolescentes, todos complexos e enigmáticos, que através da convivência e conflitos de personalidades, acabam criando uma sequência de acontecimentos catastróficos, que culmina no grande plot da história: o assassinato de um deles.


Considerando que todos os personagens são mentirosos compulsivos assumidos — não os julgue, eles tem seus motivos —, nunca se sabe quando ou em quem se deve confiar, e esse é exatamente o ponto mais legal da história. Tudo depende de quem está lendo, do ponto de vista de quem absorve o que o narrador está contando, o que permite uma abrangência exuberante de conclusões e teorias sobre o enredo da narrativa, além de que cada leitor se transforma em um detetive durante a leitura, a fim de descobrir os mistérios que envolvem aquela morte na noite de Halloween.


Mas o que acontece em Meias Verdades?


A história conta a trajetória do "HELL", o grupo de amigos principal do livro, composto pelo Hernán — protagonista da história —, Ellen, Liam e Lauren, e suas iniciais justificam o nome da panelinha. Para todos, eles são o grupo de amigos perfeito, mas isso não se passa de um teatro.


Dentro do grupo, alguns dos integrantes se odeiam secretamente, enquanto outros possuem sentimentos de amor, proteção e fidelidade demasiadamente intensos por alguns de seus amigos. Tudo isso cria um ciclo vicioso de amor e ódio, que somado aos problemas familiares que todos os personagens carregam e seus variados traumas, tem como resultado uma verdadeira guerra civil entre os personagens.


A mensagem mais importante do livro é mostrar como relacionamentos abusivos acontecem em amizades e dentro dos núcleos familiares, em que a maioria das pessoas nem conseguem ao menos perceber que estão inseridas a essas situações problemáticas. Dessa forma, os personagens se encontram em uma teia de relacionamentos tóxicos, que simplesmente não conseguem se livrar, nem ao menos querem, ainda que saibam o quanto se sentem mal nesses relacionamentos. Conflitos, discussões pesadas e, por fim, quando os sentimentos turbulentos de um dos personagens chega ao seu ápice, sangue escorrendo pelo carpete.


O livro começa com a cena do assassinato, mostrando a discussão entre a vítima e a pessoa que matou, sendo assistida por quem narra a história, que se torna cúmplice do crime. Sendo assim, cabe ao leitor, em meio a diversas pistas implantadas minuciosamente dentro do enredo do livro, descobrir qual dos amigos morreu, qual matou, quem está narrando a história e qual o integrante do grupo que não na estava cena — que acaba ficando com o papel de inocente.


Através desses mistérios que envolvem a morte de um dos amigos na noite de Halloween, o livro começa a contar a história de cada um dos personagens individualmente, até chegar no ponto de explorar as relações desses personagens, e nos capítulos seguintes são desenvolvidos os conflitos que resultam no trágico fim daquela trajetória envolvente e capaz de fazer o leitor roer unhas.


O principal objetivo é que o leitor faça teorias e mergulhem sem medo na história dos personagens, até que o ponto de máxima tensão aconteça. Para os que se apegam a história, é impossível não sentir as mais intensas sensações durante o decorrer dos capítulos. Raiva, dúvida, ansiedade por respostas, aversão, surpresa, ódio. Meias Verdades é uma narrativa que vem acompanhada com um turbilhão de sentimentos, o que faz com que o livro seja experiência incrível para todos que terminam sua leitura.


É importante também lembrar sobre alguns detalhes que deixam o enredo da história mais pesado. Em Meias Verdades você encontrará relacionamentos abusivos, lgbtfobia, violência, automutilação, suicídio, uso de drogas, bebidas e entorpecentes, supercontrole parental e discussões extremamente pesadas, mas todos esses assuntos tratados com muita responsabilidade. Por isso, se você é sensível a algum desses temas, talvez essa leitura não seja recomendada.


Outro detalhe importante é que não falta representatividade para o livro, então se você também gosta dessa variedade, poderá se esbaldar.


Espero que você que está lendo dê uma oportunidade para esse livro que foi escrito com muita dedicação e carinho. Também espero que a leitura seja uma experiência incrível, assim como foi para para muitos leitores.


Obrigado por ler esse post!


link da história no wattpad: https://my.w.tt/be2umA9Du9


me sigam nas redes sociais:

wattpad: iamguilherme

instagram: iamguilherme

twitter: willpeartree

372 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page