top of page
Search
  • guilhermepsou

Metamorfose

— Avaliação no Hall da Fama: 8,96


Metamorfose é um livro de fantasia medieval, com uma escrita bem-humorada e cativante, desenvolvimentos longos e demorados, personagens completos e cheios de camadas, além de inúmeros conflitos e intrigas que nunca permitem que o livro entre no monotonia.


No início da narrativa, o leitor conhece os personagens sob seus pontos de vista, entre eles os já tão conhecidos Rei Arthur, Lancelot e Merlin, que são apenas peões no enorme tabuleiro que é Metamorfose. Diante de flashbacks, uma série de acontecimentos catastróficos começam a se desenvolver após Danieva — uma sacerdotisa obcecada por poder e também maior vilã da história — encontrar um diário com profecias e tutoriais de como usar sua magia, o que a faz se rebelar contra sua família e manipular todos ao seu redor em busca de seus objetivos questionáveis.


Dessa forma, a vilã cria uma teia de intrigas, causando discórdias entre reinos e destruição de famílias, além de manipular reis em busca de mais poder, até que Aurora, uma de suas discípulas — por causa do controle mental —, acaba se rebelando e fugindo, o que põe os interesses de Danieva em risco. A fugitiva acaba se abrigando em diversos reinos e cria espaço nas histórias de cada um dos integrantes da narrativa, causando confusões, revelando segredos e expondo mentiras ocultas, o que gera uma verdadeira guerra civil entre os personagens, enquanto a grande vilã continua arquitetando o seu grande plano.


O título é uma referência ao acontecimento principal da história, que também é o conflito que interliga o destino de todos os personagens e seus desenvolvimentos. O mais legal do livro é como tudo está perfeitamente encaixado, nada acontece sem motivo e tudo está conectado, como se a história fosse um grande quebra-cabeça, em que as peças vão sendo colocadas lentamente, de maneira que nada é como parece previamente, mas tudo acaba fazendo sentido no final.


É importante dizer que a história é narrada em primeira pessoa no ponto de vista de vários personagens — que não são poucos —, de forma que é possível entendê-los e criar conexões com cada um deles. Entretanto, pela quantidade de pontos de vista, a história pode dar voltas e voltas, e demorar para avançar ou sair de um mesmo ponto. Para quem gosta de enredos complexos, cheios de enigmas e também de conhecer vários pontos de vista de uma mesma situação, com certeza irá se esbaldar com essa forma de contar a história — isso deixa a construção dos personagens sensacional e muito bem detalhada. No entanto, leitores que buscam narrativas simples e objetivas, podem acabar não se identificando com o ritmo da obra.


Além do enredo criativo e bem pensado, os personagens são cativantes, e é impossível findar a leitura de um capítulo sem dar uma boa gargalhada ao menos uma vez. A escrita da autora é fluida e de fácil compreensão, o que cria uma grande liberdade nos diálogos, e até mesmo as narrações são divertidas.


Por fim, posso dizer que Metamorfose está entre os meus livros favoritos da plataforma, especialmente pelo fato de que eu sou um grande fã de histórias complexas e bem elaboradas, que são um verdadeiro quebra-cabeça. Eu não sou um grande fã de livros de fantasia, mas esse conseguiu me conquistar desde o começo, e fico feliz em dizer que acompanho a história desde que tudo era mato.


Obrigado pela leitura desse post!


perfil da autora: @FrancysEmellin

link da história no wattpad: https://www.wattpad.com/story/228383738


Siga-me nas redes sociais:

wattpad: @iamguilherme

twitter: @willpeartree

371 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page